press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/13

Vivência Balatiponé-Umutina

Fotos e vídeo: Luzo Reis

Em 2021 o povo Balatiponé-Umutina, contemplado com dois projetos pelo edital Aldir Blanc da secretaria de Cultura de Mato Grosso, lançou uma plano de negócios para atrair visitantes ao seu território, localizado no município de Barra do Bugres-MT. Através de um mapeamento dos atrativos e confecção de um plano de negócios, os indígenas pretendem receber turistas interessados em conhecer o modo de vida, a cultura e as belezas naturais de seu território. Como parte do projeto, produzimos conteúdo fotográfico e alguns pequenos documentários para as redes sociais e site da vivência. 

Confira as imagens na galeria acima e alguns vídeos abaixo. 

Confira também a loja de artesanatos Boloriê-Umutina e o site da vivência em: https://bolorieumutina.com.br/

Arte Balatiponé-Umutina

Fonte de renda, terapia, criatividade, arte, cultura viva. O arte é um dos elementos mais fortes do povo Balatiponé-Umutina. Nesse vídeo conhecemos um pouco mais das histórias por trás dessa atividade.

Casarões Balatiponé-Umutina

Na década de 1940 o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) realizou algumas obras no território Balatiponé-Umutina. As construções foram feitas para abrigar os funcionários do orgão e ofertar serviços como escola e posto de saúde. Hoje esses prédios carregam parte importante da história do povo.

Jekirino

A dança Jekirino homenageia a andorinha e celebra a união e a sabedoria do povo Balatiponé-Umutina.